Saiba como montar uma vitrine impecável e atrair mais clientes

Considerada a principal ferramenta do Visual Merchandising, a vitrine é uma excelente oportunidade para atrair clientes, causar impacto e potencializar suas vendas. Porém, são necessárias boas estratégias e técnicas para fazer com que sua vitrine reflita exatamente a identidade de sua loja, estilo e peças, indo muito além de uma simples montagem com seus principais itens – um erro que muitos lojistas acabam cometendo.

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Para os especialistas em Visual Merchandising, a vitrine é o ponto de início da conexão entre o consumidor e a loja, com a possibilidade de provocar um encantamento instantâneo e muito eficaz. Segundo a empresária Camila Salek, referência em Visual Merchandising no Brasil, essa é uma etapa essencial na experiência de compra.

“Devemos trabalhar este espaço nos concentrando na história que queremos contar para criar um ambiente super atrativo dentro do tema que está sendo apresentado, despertando o desejo de compra através da identificação com a proposta da marca”, explica Camila, em entrevista ao Portal Márcia Travessoni.

Dicas para montar uma vitrine perfeita

Veja a seguir as principais dicas a seguir para organizar sua vitrine e atrair ainda mais olhares das pessoas que transitam perto de sua loja:

Conheça seu público

Assim como em todas as estratégias de marketing, montar uma boa vitrine começa pelo entendimento de quem são seus clientes. Além do sexo e faixa etária, é importante entender e definir segmentações como classe social, poder de compra, escolaridade, entre outras. Quanto mais você souber para quem quer vender, melhor será sua capacidade de criar uma cenografia atrativa em sua vitrine e fazer com que seus clientes se identifiquem com o ambiente.

Defina o objetivo de cada nova vitrine

Não troque os itens e o visual de sua vitrine apenas para renovar o cenário externo de sua loja. É preciso sempre definir um objetivo com a mudança, como apresentar uma nova coleção, anunciar uma promoção, expor novas tendências etc.

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Outra dica importante é não se esquecer das principais datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados etc.), planejando a montagem com antecedência para reforçar aos clientes que um dia importante está por vir, o que com certeza vai despertar o desejo de compra.

Utilize a técnica PARC

A técnica PARC (Proximidade, Alinhamento, Repetição e Contraste) é um conceito do design capaz de tornar qualquer ambiente mais harmônico e atrativo aos olhares. Para aplicar a técnica, busque deixar elementos semelhantes sempre mais próximos, agrupando-os por categorias e garantindo que o alinhamento dos produtos faça sentido visualmente.

A repetição também é essencial: se você utiliza determinada cor, forma ou símbolo na loja, repetir esse elemento em pontos diferentes irá trazer uma sensação de padronização, agregando valor e autoridade para sua marca. Por fim, o contraste é outra excelente maneira de prender a atenção dos clientes, portanto busque manter produtos grandes e pequenos ou escuros e claros em proximidade para contrastar sua vitrine.

Capriche na iluminação

Para destacar sua vitrine em meio à concorrência, vale a pena investir em uma boa iluminação. Além da instalação elétrica convencional, utilize equipamentos que possibilitem efeitos como luz em movimento, piscante, giratória, meia-luz etc. Com um bom projeto de iluminação, fica ainda mais fácil criar um ambiente que reflita exatamente seu objetivo com a vitrine, como um clima romântico para o Dia dos Namorados ou uma vitrine divertida e colorida para o Dia das Crianças.

Exponha apenas o que estiver disponível

Um dos maiores erros cometidos por lojistas é expor nas vitrines produtos que não estão mais disponíveis no estoque. Imagine a cena: o cliente passa pela loja, se interessa por um produto na vitrine, entra no estabelecimento para adquirir e acaba surpreendido ao saber que não há sua numeração disponível.

Por isso, monte sempre sua exposição em vitrine de acordo com os itens disponíveis em estoque, para evitar esse tipo de “surpresa” indesejável aos clientes.

Evite o excesso de informações

Cuidado com a poluição visual: ao montar sua vitrine, evite expor muitos produtos a ponto de limitar todos os espaços vazios, o que com certeza irá desviar a atenção das pessoas para outras lojas. Além disso, é preciso ficar atento com placas e anúncios de promoções, que devem sempre ser discretos e sem exageros.

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