Marimekko: 70 anos de história e inovação no mundo das estampas

Fundada no dia 25 de maio de 1951 na Finlândia, a marca Marimekko se consolidou ao longo de seus 70 anos de história como uma grande referência no mundo do design, trazendo criações e estampas que abusam da criatividade e inovação e também contrastando cores fortes com a paisagem gélida da Finlândia. Sua história teve início quando a designer Armi Ratia e seu marido Viljo Ratia, que havia fracassado recentemente com uma estamparia chamada Printex, decidiram fundar a Marimekko e começar sua produção de peças, que logo encantaram o público com sua criatividade e cores vibrantes, se tornando um sucesso imediato.

Um ano após o desfile inaugural da Marimekko, a marca conseguiu inaugurar sua loja própria na capital Helsinque, em 1952. E o crescimento meteórico não parou por aí: ainda nos anos 1950, as exportações da marca começaram a alcançar a maioria dos países europeus, principalmente após participações em desfiles importantes e feiras europeias de moda. No início da década seguinte, mais precisamente em 1960, a Marimekko inaugurou sua primeira loja internacional, na cidade de Estocolmo, na Suécia, aumentando ainda mais a influência da marca no Velho Continente.

Mas a Europa ainda parecia pequena para a criatividade da marca, tanto que em 1964, a designer Maija Isola criou a estampa floral Unikko, reconhecida como uma das estampas mais importantes de toda a história da moda. Uma curiosidade sobre a estampa Unikko é que a dona da Marimekko, Armi Ratia, havia declarado que jamais produziria uma estampa floral. Porém, ao se deparar com a nova criação de Isola, decidiu voltar atrás e autorizou a produção do que se tornaria uma das estampas que mais influenciaram a moda e o design no século XX.

Unikko, a estampa mais famosa da Marimekko em todo o mundo (Divulgação)

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A utilização da estampa Unikko fez com que a Marimekko alcançasse reconhecimento também em objetos para decoração interior, indo além das roupas e tecidos e se consolidando como uma marca de estilo de vida. Ainda nos anos 60, a Marimekko alcançou a popularidade nos Estados Unidos, quando a esposa do então candidato à presidência John Kennedy utilizou oito vestidos da marca finlandesa durante a campanha presidencial de seu companheiro, gerando enorme visibilidade nos principais jornais e revistas de moda.

Ao longo das décadas seguintes, a Marimekko expandiu suas criações para diversos segmentos, como bolsas, roupas de cama, papéis de parede e móveis, se popularizando em todo o mundo. Atualmente, a marca possui mais de 100 lojas próprias, alcançando mais de 40 países e licenciando suas estampas para marcas como Avon, All Star, MAC, Miss Sixty, entre outras.

Jackie Kennedy, esposa do ex-presidente americano John Kennedy, utilizando criações da Marimekko na década de 1960 (Divulgação)

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A Marimekko é reconhecida por seu grande impacto cultural e pelo fortalecimento do movimento feminista, já que nos anos 50, no período de sua fundação, a cena artística da Finlândia era predominantemente formada por homens, fortemente relutantes em reconhecer a importância das mulheres artistas. Feminista convicta, Armi Ratia e sua marca ajudaram as mulheres a conquistar mais espaço no mundo das artes têxteis, transformando para sempre o universo das estampas e da moda.

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Após setenta anos de fundação, a Marimekko segue ditando tendências e sendo referência no design finlandês e europeu, sempre buscando renovação em sua equipe de designers e buscando manter o legado de Armi Ratia com suas estampas criativas e repletas de vida e expressão.

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