ASAP | estilo de vida alinhado a práticas socioambientais

Nunca se falou tanto em moda sustentável e ecológica como na atualidade. Afinal, os hábitos de produção e consumo afetam cada dia mais o meio ambiente, chamando a atenção do planeta para a necessidade de uma transformação profunda. No mundo fashion, a moda sustentável e eco-friendly vem ganhando espaço nas passarelas e também atraindo um público cada vez mais exigente com a responsabilidade ambiental das marcas. A marca carioca Osklen, que desde 1998 busca trazer mais sustentabilidade para a moda por meio de suas criações, é responsável por uma das coleções sustentáveis e ecológicas mais marcantes da moda brasileira: a coleção ASAP.

Lançada em 2018 no São Paulo Fashion Week (SPFW), a ASAP utiliza um trocadilho em seu nome: a sigla, que no inglês representa “As Soon As Possible” (o quanto antes, em português) ganhou um novo significado na coleção da Osklen, se tornando “As Sustainable As Possible” (o mais sustentável possível, na tradução). Cerca de 98% das peças lançadas nesta coleção são eco-friendly, o que reforçou ainda mais o compromisso da marca em adotar medidas sustentáveis na produção de suas roupas.

Algodão orgânico, malha com fibra de garrafas PET e muitos outros materiais sustentáveis (e-fabrics) simbolizam os projetos socioambientais que a Osklen busca implementar em suas criações. O couro de pirarucu, peixe de água doce destinado basicamente à alimentação, é um ótimo exemplo de um material que costumava ser descartado, mas que ganhou vida nova com a utilização como e-fabric nas peças da Osklen.

Segundo a própria marca, em 2017 (ano de criação e desenvolvimento da colação ASAP), foram recicladas mais de 270 mil garrafas plásticas, totalizando a retirada de 1,9 tonelada de garrafas do meio ambiente. Além disso, foram 199 milhões de litros de água economizados, redução de 15% nas emissões de CO², 70% na energia e 38% de água utilizada na produção, sem contar a geração de renda para cooperativas e associações de catadores. Um grande feito da Osklen, fundada em 1989 e que lançou suas primeiras t-shirts de algodão orgânico em 1998, marcando o início da missão sustentável da grife carioca e do seu fundador Oskar Metsavaht.

“A Osklen tem que ser reconhecida como um dos grandes laboratórios do mundo em desenvolvimento sustentável para a moda. No fim do milênio, nossas referências eram a rebeldia dos anos 60 e 70, mas me dei conta de que era necessário incluir também a questão ambiental. Foi nesse período que percebi que a sustentabilidade poderia ser viável economicamente, utilizando a moda como minha plataforma”, afirma o dono da Osklen.

No ano de 2002, quatro anos após iniciar sua jornada sustentável na moda, a Osklen criou, ao lado de biólogos e ambientalistas, o movimento E-brigade, uma ferramenta de conscientização da população sobre as questões ambientais. Uma das primeiras iniciativas foi o lançamento de uma coleção de camisetas estampadas com referências ambientais, como a Convenção da Biodiversidade, Agenda 21 e Protocolo de Kyoto.

A sede por pesquisa e o mergulho de cabeça no universo da sustentabilidade motivaram Oskar a fundar o Instituto-E em 2007, que busca conectar e reunir conhecimentos e práticas para um desenvolvimento humano mais sustentável e ecológico. Com inovação e originalidade, o Instituto-E busca disseminar ideias baseadas no princípio dos 6 E’s: Earth, environment, energy, education, empowerment e economics.

Ou seja, além da coleção ASAP, a Osklen leva a sustentabilidade como uma verdadeira bandeira para a grife e suas criações. Tamanho envolvimento com a moda sustentável levou o dono da Osklen a palestras nas Nações Unidas e universidades como Harvard e New York University (NYU), além de participação em conferências como a Ethical Fashion Paris. “Tem que ser cool e inovador pelo design da moda, sofisticado pelos materiais e sustentável o máximo que puder”, completa Oskar.

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